16/11/2016

Resenha: Sociedade da Rosa


Título: Sociedade da Rosa (Jovens de Elite #2)
Autor(a): Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 336
Leia a resenha de Jovens de Elite
Livro cedido em parceria com a editora Rocco
Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.

Tem um grande problema com trilogias: o segundo livro nem sempre agrada os leitores. Apesar de ter gostado de Sociedade da Rosa achei que ele foi um pouco lento com alguns acontecimentos e vou tentar explicar meu ponto de vista nesse texto sem dar spoilers. rs

Com certeza o grande destaque da obra continua com Adelina, aquela protagonista totalmente diferente das outras. Nesse ponto da história já é mais do que óbvio que ela é uma vilã e não uma mocinha e que incrível é por parte da Marie Lu escrever uma historia onde nós torcemos pela vilã (ou não, né kk). O fato é que ela realmente esta se tornando aquela personagem que eu amo odiar. Cada momento eu ficava reclamando comigo mesma do quanto ela esta fazendo as coisas da forma errada, mesmo que para ela possa parecer certo. Adelina tem aquele sentimento de ódio e vingança no coração e para mim é muito difícil que ela tenha qualquer sentimento parecido com o amor por alguém, seja pela sua irmã ou por aquele que teoricamente é seu par romântico. Então dificilmente eu me enganei com a forma como ela falava da irmã ou a tratava, assim como era com o garoto (eu não vou citar nomes, assim como não citei na primeira resenha pois apesar da dica ter sido dada no fim do primeiro livro acabaria sendo um spoiler).


A grande surpresa desse livro, para mim, foi Magiano. Achei incrível esse personagem que apesar de ser aquele que tem tudo para dar errado acaba sendo o equilíbrio perfeito. Ele é tudo que Adelina não é: bom, calmo, tem controle sobre seus poderes e sobre si mesmo e tem amor mesmo que seu maior desejo (e defeito) deseja ouro. Sim, ele é ganancioso e suas atitudes na maioria das vezes são movidas pelo seu desejo de ser o mais rico, mas nada se compara ao desejo de poder que Adelina tem. Gosto dos dois juntos mas não acredito que ele realmente sera feliz com tudo o que pode ter ao lado de Adelina. Então no terceiro volume eu espero ver ele evoluir e perceber que esta lutando do lado errado.

Alias, o que menos parece nessa história é que tem um lado certo. Mesmo os Punhais tem métodos para conquistar seus objetivos que não são tão aceitáveis. Raffaele mesmo é um grande exemplo disso, já que sempre mostrou toda a sua graça desde o inicio e também que não é uma pessoa tão boa assim. Claro que esse é o grande diferencial nesta obra: não existe mocinhos e sim personagens humanizados com defeitos e qualidades.
— O desespero desperta a escuridão em todos — disse o homem, dando de ombros

Bom, sobre o que eu falei no inicio achei o desenvolvimento da história em si um pouco lento porque parece que tudo foi enrolado enrola e enrolado mais um pouco até, finalmente, aquele momento em que eu estava esperando no final do primeiro livro acontecesse. Assim como no primeiro volume, além das narrações de Adelina, tem de outros personagens e tirando a de Raffaele achei tão desnecessário que para mim não faria diferença na história. A de Raffaele foi um pouco mais importante por se tratar do ponto central deste volume, portanto foi importante acompanhar o seu plano e acontecimentos mesmo que tenha sido um pouco chato. Mas esses detalhes não tiram o mérito da história, visto que é mais um ponto de vista pessoal que pode agradar algumas pessoas.

E claro que o final tem que ser aqueles de tirar o folego, afinal o que foi aquele último capitulo? Por mais que saiba como Adelina é eu fiquei surpresa com aquela atitude e agora o outro lado do seu yin-yang foi embora então acredito que no último livro ela estará realmente mostrando quem é cem por cento. Será que os leitores estão preparados? Ou melhor, será que a Marie Lu teve coragem de deixar uma protagonista realmente terminar a história como vilã? O que resta é aguardar!

6 comentários:

  1. Oi Silviane!
    Sabe que muitas vezes o segundo livro é o meu preferido da trilogia?
    Foi o caso de Divergente, Jogos Vorazes e Delírio, por exemplo.
    Eu ainda não comecei essa série, mas quero muito ler. A Marie Lu é maravilhosa!
    Mesmo que o livro 2 seja meio lento, que bom que o final prende. Afinal, é da Marie Lu que estamos falando, que adora cliffhangers e deixar a gente roendo as unhas.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a autora, mas parece ser bem interessante .

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil.
    Não conhecia o livro, mas venho de uma ressaca de livros exatamente assim que enrolam muito.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!!

    Ahhh a maldição do segundo livro! Acontece quase sempre rsrsrsrs Eu ainda não li o primeiro, mas que bom saber que apesar de ser lento em alguns acontecimentos, o final tira o fôlego! Parece ser mesmo uma série que vale a pena!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Estilhaçando Livros.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir
  6. Oi Lindona! Quanto tempo hein?

    Então já vou dizendo logo, eu não sei se conheço essa trilogia hahahaha fiquei pouco confusa por este não ser o primeiro livro, mas apesar de você ter citado que narrativa é meio lenta e fica no enrola enrola nossa eu odeio quando isso acontece hahahahaha enfim a leitura parece boa, eu não sei se sua resenha que está cheia de vida ou se o livro que bom demais, enfim fiquei curiosa você cosenguiu me ganhar mesmo com os pontos negativos, mas confesso que chato quando gente gostando tanto do primeiro livro é chega no segundo aquela decepação aff, vou procurar l primeiro volume.


    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.