14/03/2016

Resenha: Inverso




Título: Inverso
Autor(a): Karen Alvares
Editora: Draco
Páginas: 136
Onde comprar: Amazon | Submarino
Mais informações no Skoob

*e-book cedido em parceria com a autora
E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?
Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.

Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.

Tem mais resenha de Karen Alvares aqui e se reclamar eu vou fazer mais. Haha! Desta vez trago a resenha do incrível Inverso. Um livro que, num primeiro momento, pode enganar os leitores mais desavisados e que não conhece o estilo da autora. Eu mesma, mesmo tendo lido apenas seus contos, acabei me deixando levar por essa capa e iniciei a leitura acreditando se tratar apenas de um jovem-adulto como outro qualquer. Bom... Eu não poderia estar mais enganada em relação a isso. Inverso é uma obra com a característica Karen Alvares, porém desta vez completa (e eu fico feliz com isso, pois como disse tinha lido apenas seus contos e estava muito curiosa para saber como seria ler um romance). 

Primeiro que espelhos são objetos realmente tensos. Quem vê filmes de terror e/ou suspense provavelmente já viu algum que tratava do assunto e pode entender o que eu quero dizer. Com Inverso não foi diferente, mesmo que não houvesse um monstro a ser visto ali (bom, quanto a isso tudo depende do seu ponto de vista em relação a obra). Imagina você se olhar no espelho e ver uma versão completamente diferente de você mesma e não apenas isso, mas uma que parece melhor. Que a vida, provavelmente, seja mais feliz e completa. Não vamos mentir e dizer que nunca desejamos algo do tipo, certo? Mas bom, será que a grama do seu reflexo é mais verde do que a sua? Mesmo sem querer Megan acabou indo testar essa teoria e o resultado não poderia ser pior. Aprisionada em uma versão diferente de si mesma Megan passa ao leitor todas as sensações de impotência em relação ao seu livro-arbítrio. Todas as vezes que sua outra versão não vou citar nomes mostrava seu poder em cima da menina eu sentia uma aflição enorme, como se fosse eu mesma naquela situação horrível. A forma como Karen exemplificou ao leitor essa situação não poderia ser pior: Algo como estar se afogando. Enquanto você nada para a superfície afim de tomar o controle a outra a empurra mais e mais e é como se então você perde suas forças e vai afundando. Eu não faço o tipo que tem medo de água, de se afogar e etc mas já tive minhas experiencias ruins com água em piscinas e só de lembrar a sensação de se afogar da uma baita de uma angustia. Sério, ao mesmo tempo que é ruim é muito bom ler um livro que te trás sensações (e são poucos livros que conseguem isso comigo). 
Como lutar contra alguém que não se pode tocar? 

Um ponto especifico me incomodou no livro e geralmente é o que me incomoda na maioria dos livros que leio: a idade da personagem. Não acho um incomodo que ela seja uma adolescente e tenha esse tipo de experiencia mas ela tem apenas 14 anos e parece ser jovem demais ainda mais quando somos inseridos no inverso, onde a outra versão tem algumas atitudes de uma garota de 16 ou 17 anos (assim como suas amigas). Mas durante a leitura isso acaba ficando em segundo plano. 

Os personagens secundários são abordados de uma forma simples e rápida, mas mesmo assim é muito fácil se apegar e eles. Daniel (o melhor amigo de Megan) é o que mais ganha destaque com seu jeito nerd e diferentão, que acaba sendo motivo de piada para seus colegas de escola; E é justamente por isso que é fácil gostar dele. Karen adora usar referencias de cultura pop na obra, deixando ela com esse tom mais atual e próximo de nós. A leitura do livro é bem rápida, não apenas por ter poucas páginas mas porque a cada capitulo a curiosidade aumenta mais com o que irá acontecer e infelizmente quando dei por mim a história já tinha chego ao seu fim e eu tipo "nãaaao! quero mais"

Indico muito Inverso para quem gosta de um bom suspense (mas nada muito pesado). É um livro recomendado até para os mais medrosos. Sim, pode ler sem medo; Só basta se preparar para algumas sensações de impotência (mas isso é normal para nós leitores).
Nem sempre as coisas são como parecem. Às vezes o mundo é um imenso teatro.

Obrigada a Karen. Amei o livro e agora pude entender, finalmente, o porque de ele agradar tanto seus leitores. 

14 comentários:

  1. Olá!
    Você acredita que nunca entendi a história desse livro muito bem, nas poucas vezes em que li sobre ele?
    Gostei do fato de ter suspense, e fiquei curiosa pra saber qual será o fim da personagem. Adorei a dica!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou em Alice no País dos Espelhos, sempre acho legal quando tratam disso pois, como tu disse, espelhos são meio tensos mesmo ahahaha
    Quando eu era novinha eu vi um filme de terror em que fantasmas apareciam nos espelhos, desde essa época eu me cago, rs.
    Curti a premissa do livro, achei bastante interessante! :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  3. Sil, que resenha linda, maravilhosa e cheirosa! Amei, tô babando aqui! :)
    Muito, muito obrigada!!! *_____*
    A continuação, Reverso, sai ainda esse ano! Espero que goste também :)))
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Adorei conhecer essa autora! Acredita que não conhecia?
    Achei a premissa bem interessante, mesmo sendo medrosa rsrs... E o que mais gostei de saber foi justamente que o livro é um suspense sem ser muito pesado e acredito que isso vai me ajudar (em muito) ler essa obra.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, eu já vi resenha desse livro em outro blog, eu acho.
    Como você falou se eu olhasse só a capa veria um livro jovem-adulto, a descrição desse espelho me lembra de o do Harry potter, só que lá você veria o que mais desejava. Eu sei, não tem nada a ver, mas foi o que eu associei. Nossa, depois disso que você relatou nunca que eu vou querer algo assim, uma Carol melhor, vai que me acontece. Livros que nos passam uma ideia de algo bom e legal, mas que são curtos deveriam ter um número maior de páginas. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil.

    Eu gostei bastante da sua resenha, pois tenho interesse em ler esse livro. Espero ter oportunidade logo, porque adoro suspense.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Silviane, nunca li nada da autora, mas já ouvi elogios sobre seus contos.
    Normalmente idades não me incomodam a não ser que seja feito algo muito nada a ver para a idade que foi apresentada.
    Achei a história bem interessante e diferente, fiquei interessada na leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas já vi alguns contos dela por ai...
    Eu olhando pela capa pensei em algo jovem adulto tbm, mas sua resenha mostrou o contrario e achei meio sei lá o livro. Acho que só lendo mesmo pra saber, mas demoraria pra ler eu acho, pq não me animei a querer conhecer a história;
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Silviane!
    Adorei a sua resenha (principalmente a parte em que indica os livros até para os medrosos - Kkkkkkk)! Eu também me incomodo um pouco com personagens (sobretudo os muitos jovens) com atitudes que não condizem com sua idade. Que bom que a autora dá vida aos personagens secundários! Adoro quando a história não é focada exclusivamente em uma pessoa.
    Valeu a dica!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Esse livro realmente é ótimo! Foi a primeira leitura propriamente dita que fiz da Karen e também gostei muito. Mesmo que esperasse um pouco mais do que um simples infanto-juvenil, a história se mostrou tão mais do que a sinopse passava! Para mim, além de suspense, foi até um pouco de thriller psicológico, toda essa metáfora de afogamento e sentimento de impotência foram tão bem desenvolvidos que me impactaram demais também. O Daniel é realmente um amor de personagem, e estou ansiosa por Reverso!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    É ótimo vermos a evolução e o crescimento dos autores né? Eu não li nada da autora e agora fiquei curiosa. Primeiro por ser uma obra completa, isso é lindo! E depois por ter a medida certa de suspense. Acho que é ótimo quando há uma dosagem.
    A capa está bem bonita!

    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    É ótimo vermos a evolução e o crescimento dos autores né? Eu não li nada da autora e agora fiquei curiosa. Primeiro por ser uma obra completa, isso é lindo! E depois por ter a medida certa de suspense. Acho que é ótimo quando há uma dosagem.
    A capa está bem bonita!

    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Não conhecia este livro, mas a estória me pareceu bem interessante... Já me interessei logo ao ler a sinopse. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  14. Oii Sil, tudo bom? A quanto tempo né? e.e
    Eu sou super desconfiada com espelhos tanto que toda vez que vou tomar banho eu tampo o espelho do banheiro com uma toalha, sério, não quero ver nada de esquisito por lá! Mas ainda assim sou fascinada por todo tipo de história macabra que encontro sobre espelhos e é por esse motivo que estou louca por Inverso desde a primeira vez que pus os olhos nele *-* Mal posso esperar para ler! Amei a resenha e me deixou ainda mais curiosa, ainda mais por ter ouvido só elogios da autora <3
    Estante de uma Fangirl
    Resenha Atual

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.