09/11/2015

Resenha: Beleza Perdida

Este é um livro que pode trazer os mais diversos tipos de reações e sentimentos aos leitores. Acho que uma das poucas vezes que li a sinopse de um livro e tive a necessidade de ler a obra. Ele trás uma bela discussão sobre beleza, amor e tempos difíceis (11 de Setembro e a guerra que se seguiu).


Título: Beleza Perdida
Autor: Amy Harmon
Editora: Verus
Páginas: 336
Saiba mais no Skoob
Onde comprar: Submarino  | Saraiva | Buscapé
Leia um trecho baixando aqui.

Sinopse: Ambrose Young é lindo, alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.
http://www.brincandodeescritora.com
Foto: Izabela Lopes | brincandodeescritora.com

Fern
é uma menina que toda a sua vida foi apaixonada por Ambrose. Clichê quando você fica sabendo que ele é o tipico bonitão da escola, que pratica esporte e é adorado por todos (não apenas na escola, mas na cidade inteira). Confesso que nesse aspecto quando iniciei a leitura já dei uma bufada pensando que iria me decepcionar, mas ainda bem que isso não aconteceu. Em determinado ponto da adolescência deles (o livro tem passagens da infância, adolescência e a vida adulta dos personagens) Fern manda para Ambrose cartas de amor em nome de sua amiga Rita, que queria conquistar o moço mas não gostaria de ser muito óbvia. Claro que a farsa não durou muito tempo e quando Ambrose descobriu o que estava acontecendo ficou com raiva das duas meninas, o que ele não esperava é que Fern iria se declarar para ele de verdade naquele pequeno confronto e nesse instante que as coisas passam a mudar completamente. 

Ambrose é o "mocinho" que surpreende por não querer ser apenas isso, sabe? Ele tem tudo aos seus pés, com sua beleza e seu talento para o esporte mas o que ele sempre quis foi muito mais do que isso. No fundo ele gostaria que as pessoas o vissem somente como ele é e então acaba por decidindo fazer algo que ele acredita que ira deixar todos orgulhosos e que ira mostrar um lado dele que as pessoas não conhecem: Ele se alista para o exercito americano. Claro que ele é convocado para servir no Iraque e junto com ele mais quatro amigos. Claro que da guerra não se pode esperar nada de bom e quando ele retorna as coisas estão diferentes. A cidade, as pessoas, Fern e ele mesmo. 
Todo mundo que é alguém se torna ninguém quando fracassa. 

Fern já é a tipica personagem feminina de livros young adult e new adult. Seu jeito clichê, a boa moça, que se acha feia, não digna de alguém como Ambrose e tudo mais me irritou um pouco no começo mas acaba sendo uma questão de costume e conforme a leitura vai andando isso acaba sendo deixado de lado. Ela amadureceu bastante durante o período em que ele ficou na guerra e graças a esse amadurecimento ela foi capaz de ajuda-lo a se readaptar. 

O livro trás uma bela reflexão sobre o que é feio e belo, não digo que ele quebra esses paradigmas pois acredito que por se tratar de um romance (daqueles água com açúcar, eu devo acrescentar) a maioria dos leitores irão apenas focar nesse aspecto, sem dar muita importância no que realmente esta por trás do romance. Todos os personagens foram criados com um proposito e tem uma missão nessa obra. Um ótimo exemplo disso é Bailey (primo e melhor amigo de Fern), que tem  distrofia muscular de Duchenne e nunca deixou isso afetar a sua vida mais do que o "necessário". Ele mantem seus sonhos e esperanças e mesmo tenho pleno conhecimento de sua condição não tenho medo. É o personagem mais divertido e acabou se tornando um super querido por mim. 

Um ponto negativo para o livro é que seu final não é surpreendente. Para alguns isso pode ser algo bom, mas eu gosto de sofrer muito antes do final feliz. Nada de bom vem fácil, sabe? Sofri com o livro, mas foi uma dor mais de raiva da autora do que da história em si, então eu não considero muito nesse sentido. Enfim, é uma bela história com ótimos personagens. Além de sofrer um pouco, torcer pelos protagonistas, eu também ri bastante. <3
ANTES OU DEPOIS? Fern: "Antes; a expectativa costuma ser melhor que a coisa real". Ambrose: "Depois. A cosa real quando bem feita, é sempre melhor do que sonhar acordado".
Os soldados pareciam ter todos a mesma cara, um enxame de elementos idênticos, e Fern então se perguntou se, de algum modo, aquilo não era um ato de misericórdia, tirar-lhes a individualidade para que o adeus não fosse tão pessoal.  
* Foto cedida por Izabela Lopes do blog Brincando de Escritora. Não deixe de conhecer.

19 comentários:

  1. Oie Sil =)

    Tenho duas amigas que falam super bem desse livro, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler ele. Tenho ele em ebook e espero poder conferir a história em breve.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas vou tentar ler tb

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silviane!
    O livro Beleza Perdida já está a muito tempo na minha lista. Amei a sua resenha, você escreve muito bem.
    Essa é a minha primeira vez aqui no seu blog e vou voltar sempre, ele está muito bonito e bem organizado.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha!

    Realmente pela sinopse o livro parece ser muito bom, e eu gostei do fato de ele ser uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que é o meu conto preferido!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu ainda não li esse livro maaaas quero! Desde o lançamento dele eu tô super afim e conhecer um pouco mais dos personagens. O enredo me agrada demais e não vejo uma critica negativa para a obra!
    Pena que o final ficou mais do mesmo, mas eu quero ler mesmo assim!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca me chamou a atenção. Que pena que o final não é surpreendente.
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o livro, todo mundo está falando super bem dele, mas não to tendo tempo pra ler haha Vou por na minha listinha <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxa, não sei se leria.
    Por um lado os clichês sempre me conquistam, mas por outro estou meio saturada de personagens igual a Fern, inseguras a respeito de si mesmas e tal...

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Confesso que a cada resenha que leio desse livro, mais vontade tenho de ler! Adoro livros que mexem com nossos sentimentos!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil!
    Sou meio que super apaixonada por esse livro e mesmo você tendo o achado um clichê e ter tido raiva da Fern, eu não achei. Na verdade eu amo a Fern, o Ambrose e o Bayle. Sei que a história é um clichê, mas acho que a autora soube trabalhar com esse clichê, não pra torná-lo algo novo, mas em algo que cativa e essa obra certamente me cativou <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  11. Oiii ^^

    Não conhecia esse livro, e não parece ser do meu gênero sabe? Mas eu estava precisando de dicas de livro para dá a uma amiga de aniversario e esse é bem a cara dela, vou procurar por ele.

    seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Quando li a sinopse desse livro imaginei que seria aqueles típicos clichês. Mas da pra perceber que a autora procurou trabalhar algo novo ao longo da história.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu quero muito ler esse livro, a história deve ser boa e ainda não li uma resenha negativa dele,
    quero conhecer esses personagens e que bom que gostou da leitura, parece ser envolvente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ultimamente só leio resenhas muito positivas sobre esse livro e ele é do tipo de história que eu gosto, ou seja, preciso muito ler! Adorei sua resenha, me deu mais vontade ainda de conferir a história!

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  15. Sil quando comecei a ler Beleza Perdida e me deparei com esse clichê também torci o nariz e pensei que fosse me decepcionar, graças a deus. Quanto a Fern achei ela bem inocente e isso me irritou um pouco, mas Bayle com certeza fez isso tornar-se insignificante, ele é um personagem que me conquistou logo de cara, seu bom humor e otimismo foram contagiantes, além da coragem e lealdade que demonstra no decorrer da história. O final tbm achei meio frouxo, queria mais, queria dor e não aceitei muito bem como tudo terminou, mas ainda assim amei esse livro!

    ResponderExcluir
  16. Oie, Sil!!
    Primeiro de tudo: amei o novo template. Eu ficava vendo os seus tweets, torcendo muito para que tu usasse o lay aqui ahahaha!! Ficou lindo! Você que fez tudinho??! Arrasou :)
    Bem, eu vi todo mundo fazendo alarde por causa desse livro, e como não gosto de ler coisas que está na moda. Mas acabei que fui ler assim mesmo kkk...
    Eu gostei da estória, acho que gostei de verdade mesmo do Bailey. A Fern me irritou muito com a insegurança dela e depois porque ficava babando pelo Ambrose feito uma lerda. Eu queria que ela fosse mais forte e tals... Enfim, eu gostei do livro ainda assim e me emocionou com o final do Bailey!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Silviane!
    Esse livro não tinha me chamado atenção antes, pensei que ele era mais superficial... Pelo que você contou na resenha a história é bem intensa. Agora quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Pensa na pessoa que chorou do início ao fim, com esse livro. Nos primeiros capítulos já estava super emotiva. Confesso que se tornou um do meus FAVORITOS de toda a minha vida. E só tenho que agradecer à você Sil, por mais uma indicação maravilhosa. Amo de paixão, esse livro ESTILHAÇOU MEU CORAÇÃO! <3

    ResponderExcluir
  19. Oiii *-*
    sem duvidas esse foi o melhor livro que li ano passado <3 , entrou no top favoritos

    bjss
    http://nomundodasasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.