07/10/2015

Resenha: Vitruns - A Sociedade Secreta



Título: Vitruns - A Sociedade Secreta
Autor: Mariah Vecchi
Editora: Multifoco
Páginas: 360
Saiba mais no Skoob
Onde comprar: Loja Multifoco
Leia um trecho baixando aqui.

E-book cedido em parceria com a autora.
Sinopse: Após perder a mãe e o namorado no mesmo dia, Katarine se vê morando com a madrasta, a filha dela e Jorge, seu pai, que por anos fora tão ausente em sua vida. Quando achava que tudo não podia piorar, Kate é perseguida por homens vestidos de preto com dons super humanos – os trigons. Com a ajuda de Jerzy, seu novo mentor, ela tem que se acostumar com a nova realidade de sua vida, aprender a lidar com um dom diferente que descobre ter, fugir dos trigons que não desistem de ir atrás dela, ao mesmo tempo em que tenta descobrir por que eles a querem. Aos poucos Kate percebe que não é uma garota normal, é uma vitrun. Agora ela faz parte de uma sociedade secreta onde nada é o que parece ser.
Vitruns é o livro de estreia da autora Mariah Vecchi, uma carioca de vinte anos apaixonada por aventuras; e isto fica bem claro em sua obra. Li poucos livros do gênero na vida e sempre que o faço fico sem ar com os perrengues que seus personagens passam.

Kate acredita ser uma garota comum que passou por um grande trauma na vida, mas já nas primeiras páginas do livro ela conhece Jerzy e sua vida passa, novamente, por uma reviravolta. Quando Jerzy apareceu no livro já revirei meus olhos praticamente adivinhando tudo o que aconteceria na história: Garota conhece garoto, garoto conta algo para garota, eles vivem uma aventura e se apaixonam no meio do processo. De fato isso acontece no livro, porém o que me fez ver com outros olhos a obra foi a maneira como a autora nos apresenta os acontecimentos. Narrado em terceira pessoa não ficamos 360 páginas na cabeça de Kate vivendo seus dramas de perto e isto acaba deixando o livro mais leve com o clima, de fato, de aventura. Eu gosto de livros narrados em primeira pessoa mas algumas protagonistas não merecem ser narradoras e acredito que Kate realmente não mereça isso; Não por ela ser uma personagem ruim mas as coisas que aconteceram em sua vida em tão pouco tempo devem martelar em sua cabeça cada vez mais e para o leitor viver com isso por muito tempo seria praticamente uma tortura. 

Infelizmente a obra não tem acontecimentos marcantes ou reviravoltas na maioria dos capítulos. A leitura acabou fluindo muito melhor quando foi chegando ao final, pois começando à inserir ganchos para o próximo livro a autora me conseguiu deixar extremamente curiosa. Sei que, geralmente, o primeiro livro é como uma grande apresentação da obra e talvez por isso a mitologia criada não foi muito abordada na obra e eu espero que nós próximos volumes ela apresente aos leitores muito mais detalhes sobre os Vitruns e os Trigons e mais detalhes sobre alguns personagens secundários que estiveram com a protagonista praticamente por toda a obra: Lauren, Leo e Marcus. Não cito o personagem que surgiu ao final do livro pois ele com certeza sera presença garantida no próximos livros e acredito que através dele muitas coisas serão esclarecidas ao leitor. 

Outro ponto positivo é a falta de romance. De fato, Kate e Jerzy se apaixonam mas o romance deles não é um fator predominante com tantas coisas acontecendo. Em alguns momentos torci por algo romântico mas sei que se a autora fizesse isso agora o livro não teria assim tanta graça e se tornaria mais um do gênero para jovens-adultos. Muito esperta ela também inseriu um elemento ao final da leitura que nos fará crer que esse amor será um grande problema para os pombinhos e será abordado de uma forma diferente nos outros livros. 

A leitura de Vitruns é prazerosa e é mais um dos ótimos livros nacionais que tenho lido ultimamente.  Li a versão em e-book cedida pela própria autora então não poderei falar sobre os aspectos da versão física. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE!

15 comentários:

  1. Enquanto lia sua resenha também revirei os olhos na parte "Kate acredita ser uma garota comum que passou por um grande trauma na vida, mas já nas primeiras páginas do livro ela conhece Jerzy e sua vida passa, novamente, por uma reviravolta." Você já imagina tudo que acontece depois disso e então: "... e aí eles viveram felizes para sempre"
    Eu gosto de livros de romance, por isso fico um pouco triste quando isso demora acontecer que é que vocÊ diz que acontece no livro, mas fiquei curiosa com essa mitologia. Quero saber quem são os trigons e vitruns e quais são seus poderes.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! É, neste caso pode ser um empecilho para a leitura. Mas o livro não é apenas romance, então acaba compensando por outro lado. :)

      Excluir
  2. Nossa que história mais instigante, estou afim de ler!

    Ameii o cantinho


    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Linda <3
    Gente não conhecia esse livro, mas rir bastante quando você diz dizer que tudo era muito obvio HAHAHAHA, O interessante e que o livro Terminou te impressionado flor, e foi além do que você imaginava e isso e ótimo, adoro esses romances levinhos,as vezes e bom!não conhecia a autora Também mas a premissa me agradou de montão <3 fico feliz que Tenha gostado.
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora e nem o trabalho dela, mas gosto bastante de livros de ficção fantástica, e pela sua resenha o livro parece ser bom.

    beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conheço a autora, mas vou procurar o livro e da uma olhada !
    amei seu blog gata e já estou seguindo.
    seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Heey!
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser excelente e ainda por cima é nacional haha. Com certeza vai entrar para a minha lista de desejados =)
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  7. Acho que há autores que tem ideias geniais, que poderiam ser sucessos, mas se perdem um pouquinho nessa "fórmula". Parece que todos querem seguir o mesmo padrão de livro e isso pode pasteurizar as estórias.
    Mas gostei da ideia em si. Gosto de livros em que os personagens tem dons sobrenaturais. Só o que me desestimula mesmo é quando o autor transforma uma boa estória em "mais do mesmo".

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Confesso que não conhecia o livro, mas ando numa fase de ler autores nacionais! Quem sabe dou uma chance? :D
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que tenso. kkk Gostei! Não conhecia o livro...

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Silviane,
    Muito bacana sua resenha. Me deu vontade de ler o livro. Não estou lendo livros que possuem tanto romance ultimamente, então acho que esse se encaixaria bem.
    Beijos
    Blog Historiar

    ResponderExcluir
  11. Ola lindona o enredo em si mesmo sendo clichê se fosse mais trabalhado com emoções e reviravoltas seria perfeito, confesso que livros que não fluem bem acabando deixando a leitura pesada, o que acredito ser esse livro. Dessa vez vou deixar a dica passar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que exatamente pelo primeiro livro ser uma apresentação da obra é que a mitologia criada já deveria ter sido abordada direitinho... não tem isso, não tem reviravoltas nem acontecimentos marcantes na maioria dos capítulos, sei lá, não consegui me interessar. Também não acho a falta de romance algo positivo. Enfim, apesar de ter curtido a premissa, não acredito que eu vá ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Silviane, tudo bem??
    Menina curti muito a premissa desse livro... parece uma mistura distópica com aventura... não sei se é isso ao certo, mas foi a impressão que eu tive... de qualquer forma, o enredo chamou a minha atenção, mas por se tratar de série, fiquei meio receosa, estou finalizando algumas e já tenho outras aqui para iniciar... talvez quando sair os demais livros meu interesse se torne maior, mas eu curti demais o que foi proposto na história... xero!

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.